Desafio Nota Máxima - Química Inorgânica

>Química Inorgânica

1 // (ID 471) Conhecimentos Básicos de Engenharia > Química Inorgânica 50 pontos 640 segundos Uma rota alternativa para a produção industrial de álcool combustível envolve amido de mandioca como matéria-prima. O protocolo geral de produção dessa rota pode ser resumido na seguinte seqüência de etapas: a) aquecimento do amido a temperaturas na faixa de 100 ºC a 175 ºC; b) resfriamento lento até temperaturas na faixa de 60 ºC a 90 ºC; c) adição de "∝-amilase bacteriana extremofílica; d) ajuste do pH; e) adição de "∝-amilase e pululanase; f) resfriamento a 30 ºC; g) adição da levedura Saccharomyces cerevisae; h) manutenção do processo fermentativo até que a concentração de álcool seja igual a 10%. Enviar para revisão Cada uma dessas etapas deve ser associada a um dos comentários identicados abaixo por números de 1 a 8. 1) A levedura Saccharomyces cerevisae converte glicose em etanol. 2) O aquecimento solubiliza o amido em suspensão. 3) Condições de pH na faixa de 4 a 5 favorecem a ação de "∝- amilases e pululanases. 4) Enzimas catalisam a hidrólise de ligações glicosídicas "∝-1,4 e "∝-1,6. 5) O resfriamento lento evita a solidicação do amido. 6) A levedura Saccharomyces cerevisae não tolera concentrações de etanol maiores que 10%. 7) O metabolismo da levedura Saccharomyces cerevisae é favorecido em temperaturas abaixo de 35 ºC. 8) Em temperaturas elevadas, a "∝-amilase bacteriana extremofílica catalisa a hidrólise de ligações "∝-1,4 no amido solubilizado. Assinale a opção que apresenta a seqüência correta de comentários associados, respectivamente, à seqüência de etapas do processo industrial identicadas de a a h

2, 5, 8, 3, 4, 7, 1, 6 



2 // KROTON (ID 61534) Conhecimentos Básicos de Engenharia > Gestão Ambiental 50 pontos 136 segundos Analise a figura abaixo. Figura 1. Gráfico que demonstra a resistência do meio para o crescimento de uma determinada espécie. Sobre o crescimento populacional, avalie as afirmativas a seguir. I ­ A curva de potencial biótico representa, como se daria o crescimento da população em questão caso houvesse resistência do meio. II ­ O potencial biótico ou reprodutivo é a capacidade inata de uma população aumentar o número de componentes, em condições ambientais ótimas. Enviar para revisão III ­ Participam da resistência do meio a ação de predadores, dos competidores e a limitação de espaço e de território, além das condições climáticas. Com base na análise feita, é CORRETO o que se arma em:

apenas II e III.  

Resolução da questão Veja abaixo o comentário da questão: A armativa correta é II e III. A armativa I está incorreta, pois a curva de potencial biótico representa, como se daria o crescimento da população em questão caso não houvesse resistência do meio. Ao longo de sua existência indivíduos de todas as espécies se deparam com fatores ambientais que atuam como resistência ao crescimento das populações, tais quais a disponibilidade de matériaprima e de energia, o acúmulo de resíduos e a interação com outros organismos. A curva de potencial biótico representa como se daria o crescimento da população em questão caso não houvesse resistências, o que chamamos em Ecologia de potencial biótico de uma população. A área verde, por sua vez, representa a resistência imposta pelo meio, a qual impede a população de crescer indiscriminadamente. A curva S se refere à curva de crescimento real, isto é, quando a população encontra resistências do ambiente.



3 // KROTON (ID 245128) Conhecimentos Básicos de Engenharia > Química Inorgânica 50 pontos 2154 segundos Coluna trocadoras de cátions são colunas formadas por uma resina catiônica. Um das principais aplicações deste tipo de resinas é no tratamento da água, visando minimizar as concentrações de Ca e Mg . A respeito destas colunas, assinale a alternativa correta:

Apresentam um grupo iônico sulfonado ligado a um cátion Na . A remoção dos íons Ca e Mg se dá pela substituição dos cátions Na na resina por Ca e/ou Mg proveniente da água a ser tratada. 

Resolução da questão Veja abaixo o comentário da questão: As resinas trocadoras de cátions utilizadas para remoção de Ca e Mg apresentam um grupo iônico sulfonado ligado a um cátion Na . A remoção dos íons Ca e Mg se dá pela substituição dos cátions Na na resina por Ca e/ou Mg proveniente da água a ser tratada. Uma vez utilizada, a coluna pode ser regenerada utilizando uma solução de NaCl em ៯�uxo contrário, podendo ser utilizada por diversas vezes no tratamento da água. 2+ 2+ + 2+ 2+ + 2+ 2+ Comentário da sua resposta: Colocamos abaixo uma breve explicação sobre a alternativa que você marcou errada: As resinas trocadoras de cátions utilizadas para remoção de Ca e Mg apresentam um grupo iônico sulfonado ligado a um cátion Na . A remoção dos íons Ca e Mg se dá pela substituição dos cátions Na na resina por Ca e/ou Mg proveniente da água a ser tratada. Uma vez utilizada, a coluna pode ser regenerada utilizando uma solução de NaCl em ៯�uxo contrário, podendo ser utilizada por diversas vezes no tratamento da água



4 // (ID 270) Conhecimentos Básicos de Engenharia > Química Inorgânica 50 pontos 3354 segundos Argamassa para revestimento é definida como uma mistura homogênea de agregado(s) miúdo(s), aglomerante(s) inorgânico(s) e água, contendo ou não aditivos ou adições, com propriedades de aderência e endurecimento. O emprego das argamassas de cimento, cal hidratada e areia em revestimentos é bastante conveniente, uma vez que permite a Enviar para revisão revestimentos é bastante conveniente, uma vez que permite a combinação das vantagens desses materiais. No Brasil é bastante freqüente também o uso de areia misturada com saibro (arenoso, caulim, piçarra, barro, etc.), o que, notoriamente, confere boas propriedades à mistura com Cimento Portland, mas pode resultar em manifestações patológicas nos revestimentos, caso seja aplicada sem critérios técnicos. Quais as propriedades desejadas para a argamassa de revestimento, ao se adicionar cal ou saibro?

Coesão, plasticidade e retenção de água. 

Postagens mais visitadas deste blog

Teste de Raciocínio Lógico | Andrade Gutierrez

Download do CopySpider FREE - Baixar CopySpider anti-plágio grátis

PROVAS | GABARITOS | PROFICIÊNCIA | Uniderp [Grupo Kroton]

Entenda sobre o Desafio Nota Máxima e prova de Proficiência:

Gabarito | Desafio Nota Máxima | Uniderp | KROTON

Grupo de WhatsApp | Concurso de Engenharia Civil

VisualG 3.0 disponível para download [GRÁTIS]

Grupo de WhatsApp | Concurso | Auditor Fiscal | Receita Federal