Concurso Sefaz DF 2018: Autorizadas 120 vagas para Auditor!
Autorização foi dada pelo governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, incluindo contratação imediata e cadastro de reserva.
Concurseiros da área Fiscal do Distrito Federal podem comemorar! O governador Rodrigo Rollemberg autorizou, no dia 02 de abril de 2018, novo concurso para a Secretaria da Fazenda do DF (Sefaz DF).
O anúncio foi feito pelas redes sociais de Rollemberg. O total de vagas inclui contratação imediata (40) além de formação de cadastro de reserva (80). Na mesma ocasião, também, foi autorizado o provimento de 750 vagas para Políticas Públicas de Gestão Governamental (PPGG), sendo 300 para gestores e 450 para analistas.
A autorização para começar os trâmites de contratação da banca foi dada em novembro de 2017. Por sua vez, a comissão interna foi formada em janeiro de 2018, com publicação dos membros no Diário Oficial do DF do dia 17 daquele mês.
O grupo formado teve, como atribuições, elaborar o Termo de Referência que orienta a contratação da banca organizadora. O documento tem, como papel, ser enviado às empresas interessadas. As três componentes da comissão tinham até 15 de fevereiro para finalizar os trabalhos.
A expectativa é de que, perante a autorização do governador, isso aconteça breve para que o edital seja lançado no primeiro semestre de 2018. Mesmo porque dados publicados no site da Sefaz-DF apontam a carência de 529 postos.
O último certame lançado para o cargo data de 2001, ou seja, há quase duas décadas. Outro edital chegou a ser publicado pela Fundação Universa em 2010. O concurso ofereceria 50 vagas imediatas mais cadastro de reserva, no entanto, o mesmo foi cancelado.
O motivo foi a mudança do nome dos cargos – Auditor, Agente Fiscal e Fiscal Tributário foram unificados em um só, o de Auditor Fiscal da Receita. A reestruturação se deu por intermédio do Projeto de Lei 559/2011.
O PL foi apelidado de “Trem da Alegria” e foi considerado com inconstitucional segundo pareceres da própria Câmara Legislativa do DF.
O cancelamento, inclusive, gerou polêmica, pois, cerca de 8 mil pessoas já haviam efetivado suas inscrições.
O certame, a propósito, havia sido interrompido em quatro ocasiões. Nas três primeiras, a pedido do Tribunal de Contas do DF e, a última, por ação popular que, por sua vez, foi derrubada.
O que esperar do Concurso Sefaz DF 2018?
O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, assinou a autorização para realizar o Concurso Sefaz DF 2018 na tarde de 02 de abril (2018). A comunicação foi feita por meio das redes sociais do Governo do DF.
O extrato da autorização pelo Comitê de Políticas Públicas de Pessoal foi publicado, por sua vez, no Diário Oficial do DF de 04 de abril. Segundo o comunicado, o prazo para lançamento do edital é de 180 dias.

Como havia sido adiantado em 2017, foram mantidas as 120 vagas na carreira de Auditor Fiscal. Destas, 40 seguem para contratação imediata e 80 para formação de cadastro de reserva. O cargo exige formação de nível superior em qualquer área.
A constituição do concurso, por enquanto, não foi informada. Porém, espera-se que, ao menos, parte da estrutura aplicada no certame anterior seja mantida, ou seja, provas objetivas versando sobre conteúdos de conhecimentos básicos e específicos. Os detalhes quanto à estrutura de provas serão vistos adiante.
O que faz o Auditor Fiscal?
O Auditor Fiscal da Receita do DF tem, entre suas atribuições:
– Realizar atividades de lançamento, cobrança e fiscalização de tributos diretos e mercadorias em trânsito
– Efetivar o levantamento de estoque nos estabelecimentos inscritos ou não inscritos no cadastro fiscal do DF, além de microempresas e empresas de pequeno porte
– Proferir julgamento em processos administrativo-fiscais conforme disposto na Lei Orgânica do DF
A carreira exige formação de nível superior em qualquer área do conhecimento. A remuneração inicial prevista é de R$ 14.970,00 que pode ser acrescida de gratificações, vantagens e adicionais previstos em lei.
Tais adicionais são referentes a indenização de transporte (comentado abaixo), gratificação de qualificação GTIT e adicional de qualificação – AQ.
A indenização que os Auditores percebem é relativa ao uso de veículo próprio devido ao desempenho das atividades pertinentes ao cargo.
Vale lembrar que a carreira, ainda, tem direito à progressão. O que isso significa?
O plano de carreira de Auditor é composto por quatro classes, cada uma composta por cinco padrões. A cada progressão de padrão é percebido reajuste na remuneração do servidor. Entenda a partir da estrutura remuneratória:

O topo de carreira pode ser alcançado na média de 15 a 16 anos de serviço. Nesse ponto, o servidor pode perceber, como é descrito na tabela acima, remuneração de até R$ 22 mil.
Concurso Sefaz DF 2001
O último edital para seleção de servidores do Sefaz DF foi lançado em 2001 pela Fundação Carlos Chagas (FCC). Na ocasião, foram disponibilizadas 200 vagas imediatas mais cadastro de reserva.
Os candidatos foram submetidos a provas objetivas de conhecimentos básicos e específicos ao cargo. O requisito para aprovação era obter nota igual ou superior a 60, em separado, em cada umas provas (conhecimentos gerais e específicos).
Quanto aos conteúdos, foram testadas habilidades em:
- Conhecimentos Gerais: Matemática, Português, Contabilidade Pública e Comercial, Noções de Direito Administrativo, Comercial, Constitucional e Penal, além de Noções de Informática
- Conhecimentos Específicos: Legislação Tributária do DF e Direito Tributário
O que cai no Concurso Sefaz?
O edital do último concurso para a Sefaz DF tem mais de uma década, portanto, além de guiar os estudos por ele, o ideal é verificar o cobrado em certames similares para outros órgãos.
Vejamos algumas dicas referentes às matérias básicas cobradas neste certame.
– Língua Portuguesa: interpretação textual, coesão, catáfora, anáfora, coordenação e subordinação, conjunções, usos formal e coloquial da língua
– Direito Penal: crimes contra a Administração Pública, crimes contra a ordem tributária e econômica, precedentes judiciais proferidos pelo STF e STJ
– Direito Administrativo: poderes da administração, poder de polícia, processo administrativo, formas de defesa do contribuinte, controle da administração, improbidade administrativa, legislação estadual, lei de acesso à informação, agentes públicos, Lei 8.112/1990, contratos administrativos, judicial e legislativo, Aspectos da Lei 9.784/1999, licitações
– Direito Constitucional: sistema constitucional de repartição de competências, normas tributárias presentes da Constituição, jurisprudências (STF, STJ e TJ-DF), CNJ, ação popular, finanças públicas, mandados de segurança e injunção, direitos constitucionais e individuais, habeas data, STN
– Informática: pacotes Office, hardware, software, segurança da informação, bancos de dados
– Matemática: raciocínio lógico, sistemas de amortização, noções de probabilidade de estatística
– Direito Tributário: artigos do CTN referentes à Administração Tributária e Responsabilidade Tributária, Art.155 da CF/88, decretos estaduais, ICMS, Impostos Estaduais
– Auditoria Governamental: SCI, conceitos, abrangência, princípios e competências
– Administração Financeira e Orçamentária: despesa e receita pública, classificação de despesa orçamentária
Como passar no Concurso Sefaz DF 2018?
Algumas dicas básicas são válidas tanto para o concurso Sefaz DF quanto para outros certames.
Primeiro, mentalize que a aprovação em concursos públicos podem ser seu objetivo de vida. Por isso, é preciso focar para atingir esse objetivo.
Segundo, monte seu cronograma de estudos. Para isso, organize as disciplinas conforme dias e horários específicos para estudar. Com isso, você fará disso um hábito e ficará mais fácil manter a disciplina. Não se esqueça, também, de inserir tempo para vídeo aulas e exercícios.
Outra dica é a elaboração de resumos. Essa ferramenta é essencial na hora de revisar o conteúdo estudado.
Conheça a banca organizadora, pois, é um fator fundamental saber qual o estilo de prova, como aborda o conteúdo programático, além do peso dado para cada disciplina.
Treine a partir de provas anteriores. Além dos exercícios oriundos de simulados, é imprescindível ver o que cobrado tanto nas provas anteriores do Sefaz DF quanto em órgãos similares.
Use de segredos como mapas mentais e flashcards. Esses métodos trabalham todas as áreas do cérebro, facilitando a memorização do conteúdo.
Não se esqueça de escolher materiais de qualidade, de preferência, especializados no cargo que você deseja. Isso inclui apostilas, resumões, livros e web aulas. Uma dica é dar uma olhada na bibliografia sugerida nos editais.
Caso tenha dificuldades em montar seu cronograma, separar bons materiais e, até mesmo, saber qual seu perfil de estudo, procure um profissional. A figura do coaching é, cada vez mais, presente na vida dos concurseiros.
Mantenha sua estabilidade emocional. A ansiedade atrapalha, e muito, o seu rendimento.
E, por último, mas, não menos importante: cuide de você! Separe, ao menos, um dia da semana para o descanso e lazer. Acompanhe sua alimentação, pratique exercícios físicos e durma bem!
Inscrições Concurso Sefaz DF 2018
O certame acabou de ser autorizado e o processo de escolha da banca organizadora já está em andamento. O edital, por sua vez, deve ser lançado no primeiro semestre de 2018, conforme prazo estipulado no extrato de autorização.
Com isso, o período de inscrições deve ser, imediatamente, aberto. Portanto, adiante seus estudos e acompanhe os próximos comunicados sobre o Concurso Sefaz DF 2018!

Comentários
Postar um comentário
Os comentários postados pelos leitores do Apoio Engenharia Civil, são de responsabilidade dos respectivos comentaristas e não correspondem, necessariamente, à opinião do(s) autor(es) do blog.