Coordenador do CEECA | CREA | Afirma que EAD deveria acabar para as Engenharias
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"A educação a distância, em minha opinião, deveria acabar", diz o Coordenador da CEECA do CREA/MS
O que me motiva sempre: a necessidade de trabalhar em prol do bem comum e da sociedade. Acredito que todos deveriam dar um pouco do seu tempo, de alguma forma. Escolhi servir a engenharia, pois a sociedade carece de bons profissionais e estes só existirão se o Sistema todo convergir para isto. Falo do sistema acadêmico, Conselho, órgãos governamentais, como o MEC. Em nosso alcance está o Crea. Então é a estrutura que disponho para fazer a minha parte.
Quanto às perspectivas, penso que temos que trabalhar no sentido de valorizar a engenharia e o Conselho. Não adianta reclamar diante de tragédias. O que precisamos é de bons profissionais; é de um Conselho e de uma Câmara de engenharia fortes.
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"A educação a distância, em minha opinião, deveria acabar", diz o Coordenador da CEECA do CREA/MS
Por Apoio Engenharia Civil
Publicado em 03
Publicado em 03
ENTREVISTA COM O COORDENADOR DO CEECA DO CREA/MS:
O que o motivou a coordenar a CEECA e quais suas perspectivas para este mandato?O que me motiva sempre: a necessidade de trabalhar em prol do bem comum e da sociedade. Acredito que todos deveriam dar um pouco do seu tempo, de alguma forma. Escolhi servir a engenharia, pois a sociedade carece de bons profissionais e estes só existirão se o Sistema todo convergir para isto. Falo do sistema acadêmico, Conselho, órgãos governamentais, como o MEC. Em nosso alcance está o Crea. Então é a estrutura que disponho para fazer a minha parte.
Quanto às perspectivas, penso que temos que trabalhar no sentido de valorizar a engenharia e o Conselho. Não adianta reclamar diante de tragédias. O que precisamos é de bons profissionais; é de um Conselho e de uma Câmara de engenharia fortes.
Dentre os assuntos tratados pela CEECA, quais o senhor considera necessitar de um olhar mais urgente?
Creio que o ensino a distância seja o assunto mais desafiador.
Como o senhor avalia a formação de engenheiros na modalidade a distância?
A educação a distância, em minha opinião, deveria acabar. A educação no país, como um todo precisa melhorar. O EAD veio para facilitar a conquista do diploma e só. Todas as ações que facilitam, penso, tendem, naturalmente a reduzir qualidade. O que precisamos, na verdade, é mais qualidade.
Como se cursa engenharia sem laboratório adequado?
Temos que lembrar que laboratório é feito de experiências, de história. Como se acumula conhecimento com laboratórios volantes? O ensino da engenharia acontece nos corredores das universidades, no relacionamento com os professores. Como ter isso no EAD? E as bibliotecas? Não consigo imaginar um aluno de engenharia que não possa ir à biblioteca no intervalo ou que não possa recorrer a um colega do centro de estudos avançados.
Enfim, o problema existe; o EAD é uma realidade e a grande questão hoje é : o que podemos fazer para garantir a qualidade do profissional que o Crea será encarregado de dar atribuição profissional? Fiscalização de universidades? Exame de ordem? Ou simplesmente negar registro de egressos, já que outros conselhos já adotaram esta prática.
[Fonte aqui!]
Creio que o ensino a distância seja o assunto mais desafiador.
Como o senhor avalia a formação de engenheiros na modalidade a distância?
A educação a distância, em minha opinião, deveria acabar. A educação no país, como um todo precisa melhorar. O EAD veio para facilitar a conquista do diploma e só. Todas as ações que facilitam, penso, tendem, naturalmente a reduzir qualidade. O que precisamos, na verdade, é mais qualidade.
Como se cursa engenharia sem laboratório adequado?
Temos que lembrar que laboratório é feito de experiências, de história. Como se acumula conhecimento com laboratórios volantes? O ensino da engenharia acontece nos corredores das universidades, no relacionamento com os professores. Como ter isso no EAD? E as bibliotecas? Não consigo imaginar um aluno de engenharia que não possa ir à biblioteca no intervalo ou que não possa recorrer a um colega do centro de estudos avançados.
Enfim, o problema existe; o EAD é uma realidade e a grande questão hoje é : o que podemos fazer para garantir a qualidade do profissional que o Crea será encarregado de dar atribuição profissional? Fiscalização de universidades? Exame de ordem? Ou simplesmente negar registro de egressos, já que outros conselhos já adotaram esta prática.
[Fonte aqui!]
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