NBR 5410 | Novo aquecimento do mercado para Engenheiros

POSSÍVEIS NOVAS REGRAS | PROJETO ELÉTRICO EM BAIXA TENSÃO | NBR 5410

NBR 5410 Principais requisitos e atualizações da norma de instalações elétricas

A revisão da Norma 5410 promete aquecer toda cadeia que engloba as instalações elétricas de baixa tensão em edificações. 


O membro do Comitê Brasileiro de Eletricidade da ABNT, Eng. Eletricista Hilton Moreno, explica com detalhes como será toda esta evolução que promete aquecer o mercado, e ainda enfatiza que faltarão profissionais qualificados para atender toda demanda.



Logo abaixo do vídeo segue uma legenda explicativa sobre toda linha de discussão abordada:





NOVIDADES que poderão IMPACTAR nos projetos: 23:23 Possível inclusão à Norma sobre manutenção preventiva ao longo do tempo. 25:40 Possíveis ajustes em programas de projetos. 29:18 Possível ajuste sobre eficiência enérgica em instalações. 30:37 Possível obrigação de projeto adequando Normas específicas para garantir a segurança nas instalações elétricas. 39:02 Não adianta mais sensibilização voluntária em busca de garantir segurança nas instalações elétricas, tem que obrigar às pessoas.

Possível vigência de RESOLUÇÃO da ANEEL garantirá: 40:24 Obrigatoriedade de certificado, laudo ou termo que viabilize a solicitação de ligação de energia elétrica à distribuidora. 42:00 Todo pedido de nova ligação, reforma, aumento de cargas, só será atendido mediante apresentação do certificado, laudo ou termo à distribuidora de energia elétrica, que ateste à regularização da instalação elétrica conforme os parâmetros da NBR 5410. 42:33 Embasamento técnico para as exigências supracitas, vem da Portaria nº 51do IMETRO de 2011, a qual momentaneamente é tido como "voluntária" para o cumprimento das exigências para emissão dos referidos certificado, laudo ou termo. 43:10 Este modelo de exigências já é utilizado na Europa, a qual garante o fechamento do cerco para o cumprimento das exigências, para fim de evitar que as instalações elétricas sejam a principal causa de incêndio no Brasil, que na contra-mão os países da Europa tem esta causa ocupando a 3ª e 4ª posição. 44:10 Diminuição significativa de incêndios e eficiência enérgica comprovada. 44:32 Fomentação do mercado com majoramentos dos ganhos à toda cadeia de instalações elétricas, com foco principal nas seguradoras. 45:15 Incalculável efeito social, que literalmente provocará congestionamentos de serviços aos profissionais do mercado. 45:31 Novas oportunidades de trabalhos onde poderá atingir a escala de milhões de oportunidades. 45:51 Expressivo aumento da procura por projetos elétricos baseado na Norma 5410, o qual é o item número 1 da documentação exigida, para todo tipo de solicitação de ligação de energia elétrica às distribuidoras.

Dica para profissionais antigos e novos: 56:04 O valor do engenheiro está em seu intelecto, ou seja, em suas estratégias para tomadas de decisões, e não apenas em saber desenhar num programa de computador. Portanto, pare para pensar. Um grande projetista utiliza 80% do seu tempo de trabalho pensando, e apenas 20% no serviço braçal, ou seja, desenhando coisas que não agregariam valores ao projeto. DICAS para os profissionais inciantes na área de projeto: 47:11 As instituições de ensino superior geralmente não ensinam a dar a devida atenção às Normas, o qual é uma falha grave, portanto se aprofunde às Normas vigentes. 47:42 Use muito raciocínio, foque apenas no essencial para o desenho, e utilize um software com melhor operacionalidade e mais atualizado às Normas vigentes. O bom projetista necessita mais do raciocínio lógico do que ser um bom desenhista. 50:00 A vantagem de utilizar um software da AltoQi, é que ele gerará automaticamente um memorial, a lista, os cálculos de balanço de carga, os esquemas, quadros e etc. Um bom programa ajuda o engenheiro a ter tomadas de decisões mais rápidas e precisas.



NOTÍCIAS EM DESTAQUE:

CONSULTA PÚBLICA | SALÁRIO MÍNIMO PROFISSIONAL DOS ENGENHEIROS

As contribuições dos Engenheiros para evitar à aprovação da PL contra o salário mínimo profissional dos Engenheiros, podem ser elaboradas clicando aqui! Basta clicar em "detalhes", no campo referente a Projeto de Lei nº 3451/2019, e elaborar a sua manifestação contra ou à favor desta PL.

Haverá dois campos a serem preenchidos durante manifestação da consulta pública. A maioria dos manisfestantes estão se embasando conforme a descrição abaixo:

Contribuição:


"O deputado federal Sanderson não entende que a Lei Federal que garante o direito ao salário mínimo profissional, é a única garantia que os Engenheiros tem para não serem explorados e precarizados pela classe empresarial, pois além da responsabilidade técnica (RT) que pode variar em até 50 anos de garantia estrutural, há a questão de possível ocorrência de falha técnica, as quais podem incidir em prisões apenas aos Engenheiros e não aos empresários, conforme ocorreu no caso de Brumadinho recentemente".

Justificativa:

"Se nota claramente que o deputado federal Sanderson, tende a estar trabalhando exclusivamente em prol da classe empresarial, a qual se priorizará desta PL, caso entre em vigor, se oportunizando do desaquecimento momentâneo do país para majorar seus lucros até em cima dos salários de Engenheiros, além de os precarizar".






Uma publicação compartilhada por Sanderson (@deputadosanderson) em






>>> TÓPICO: NOTÍCIAS <<<

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teste de Raciocínio Lógico | Andrade Gutierrez

Download do CopySpider FREE - Baixar CopySpider anti-plágio grátis

PROVAS | GABARITOS | PROFICIÊNCIA | Uniderp [Grupo Kroton]

Entenda sobre o Desafio Nota Máxima e prova de Proficiência:

Gabarito | Desafio Nota Máxima | Uniderp | KROTON

Grupo de WhatsApp | Concurso de Engenharia Civil

VisualG 3.0 disponível para download [GRÁTIS]

Desafio Nota Máxima - Química Inorgânica

Grupo de WhatsApp | Concurso | Auditor Fiscal | Receita Federal